Tratamento avançado da dor cervical

Uma vez que a dor cervical se torna persistente a despeito do uso de medicações e tratamentos como fisioterapia, adaptação postural e acupuntura, outras alternativas podem se apresentar. São elas:

BLOQUEIOS E RIZOTOMIAS

• Infiltrações em pontos-gatilho: as infiltrações em pontos de tensão muscular dolorosos podem ajudar a aliviar temporariamente o componente miofascial da dor cervical. Além disso, este procedimento ajuda a relaxar a tensão muscular dolorosa e contribui para melhor aproveitamento da fisioterapia, sendo possível a realização de manobras com maior amplitude de movimento, melhorando também o componente de cinesiofobia. Outro benefício seria a prevenção ou redução da sensibilização central, fenômeno deletério geralmente presente nas dores crônicas.
  • Bloqueio de ramo medial cervical: esse tipo de bloqueio tem o objetivo de anestesiar as articulações zigoapofisárias, que ficam na parte posterior da coluna cervical e podem ser fonte de dor quando inflamadas. Este procedimento, além de terapêutico, também funciona como uma ferramenta diagnóstica, uma vez que se houve alívio efetivo da dor, aponta tais articulações como componente importante do problema, diagnosticando a dor de origem facetária. O procedimento é realizado de forma percutânea, ou seja, sem cortes, e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, sem restrição para atividades habituais.
  • Rizotomia percutânea: neste procedimento o objetivo é destruir os pequenos nervos sensitivos que inervam as articulações zigoapofisárias. O procedimento é tecnicamente parecido com o bloqueio de ramo medial, porém ao invés de se utilizar somente anestésicos, é realizada a queimadura do nervos alvo, levando a uma “anestesia” mais prolongada das articulações dolorosas, provocando um alívio que pode durar de 3 meses a 2 anos. Este procedimento também  é realizado de forma percutânea, ou seja, sem cortes, e o paciente tem alta hospitalar no mesmo dia, sem restrição para atividades habituais, além de poder ser repetido se necessário.

PSICOTERAPIA E TÉCNICAS DE MINDFULNESS

A terapia cognitivo-comportamental tem surgido como ferramenta complementar importante no manejo das dores crônicas. Ela envolve a educação sobre a própria doença, abordagem sobre mitos e crenças limitantes acerca da saúde do paciente, treinamento de atitude positiva, entre outras abordagens.

Outra modalidade complementar que tem ganhado destaque é a técnica de redução do stress baseada em mindfulness. Que consiste numa técnica de meditação e relaxamento, levando a melhor controle do stress e da dor crônica.

CIRURGIA

A cirurgia raramente é necessária na dor cervical isolada. Ela tem papel preponderante nas radiculopatias e mielopatias, ou seja, quando há lesão de raízes nervosas e da medula, com sintomas refratários e/ou progressivos. A cirurgia, quando indicada, consiste geralmente na descompressão dessas estruturas, podendo incluir ou não a artrodese (fixação) do segmento da coluna cervical acometido.