(71) 9.9923-3366 [email protected]

Neurocirurgias são realizadas em pacientes acordados no HGRS

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais:

Foram realizadas duas cirurgias com pacientes, internados no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, enquanto estavam acordados. Os procedimentos foram neurocirurgias para tratar tumores localizados na área da linguagem e, para estimular o local, é preciso que os doentes se comuniquem com os médicos durante o processo.

A técnica, conhecida como “awake craniotomy” (craniotomia acordada, em tradução literal), é feita com o crânio aberto. Durante o procedimento, o paciente pode precisar responder a perguntas simples, como “quais os dias da semana?”, ou resolver uma operação matemática ou tocar um instrumento musical.

As duas cirurgias foram realizadas pelos neurocirurgiões Carlos Eduardo Romeu e Lucas Mascarenhas, na segunda-feira, 11, e terça-feira, 19. O primeiro paciente teve alta hospitalar na quinta-feira, 14, – mesmo dia em que seria operada a segunda paciente, uma mulher, de 31 anos. No entanto, por não haver bolsas de sangue compatíveis com ela no estoque do hospital, o procedimento precisou ser remarcado.

“Nós temos cerca de uma hora e meia para tentar retirar a lesão”, conta o coordenador do serviço de neurocirurgia e da residência médica de neurocirurgia do HGRS, Leonardo Avellar.

A participação de anestesiologistas é fundamental no processo. No primeiro momento, conforme explica a anestesiologista em neurocirurgias no HGRS, Lilian Cibele, o paciente está completamente anestesiado, sob anestesia geral. O tipo de anestesia muda quando o paciente passa a não sentir mais dor e, então, a remoção do tumor é feita com o controle das reações neurológicas.

Fonte: atarde.uol.com.br/saude/noticias/2127894-neurocirurgias-sao-realizadas-em-pacientes-acordados-no-hgrs

author avatar
suporte

Deixe seu comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma Consulta

Siga minhas redes sociais: